Eros Fansub

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


4 participantes

    Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto

    Katchup Dangerous
    Katchup Dangerous
    Plebeu
    Plebeu


    Feminino Virgem Cachorro
    Mensagens : 26
    Idade : 29
    Localização : No sofá assistindo sessão da tarde e.e'

    Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto Empty Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto

    Mensagem por Katchup Dangerous Seg Jan 03, 2011 12:58 pm

    Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto...

    Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto Docomecoaofim560div

    Uma imensa expectativa circundou a primeira exibição pública de Do Começo ao Fim, longa de Aluízio Abranches (As Três Marias) que abriu na noite de quinta-feira (13/11) a 17ª edição do Mix Brasil – Festival de Cinema da Diversidade Sexual.

    Para começo de conversa, o diretor merece elogios pela ousadia de conceber um argumento sobre o amor entre dois irmãos. O incesto, apesar de ter se desenvolvido relativamente tarde na linha evolutiva humana, é um dos pilares as sociedade contemporânea. Ponto para Abranches por ter ousado pensar em elaborar esse tema cinematograficamente.

    Agora, a partir do momento que ele escolhe tocar na ferida, é para ir fundo. Mas Abranches, em Do Começo ao Fim, vai do começo e não chega sequer no meio. Por diversas razões.

    A pior é a falta de conflito, principal culpada pela falta de verdade no filme. A começar pela família, formada pela mãe contestadora (Julia Lemmertz), o pai confuso (Fábio Assunção), a governanta (Louise Cardoso) e os inseparáveis meninos Francisco (Lucas Cotrim/João Gabriel) e Tomás (Gabriel Kaufman/Rafael Cardoso), meio-irmãos.

    No treino dos meninos, tudo corre bem. Não há cenas escuras. Não chove um dia sequer. Todos os cenários estão excessivamente iluminados. Os móveis brancos estão simetricamente organizados. Não há rostos com sombras. Não há espaço para o silêncio. É sempre muita luz (definição) em contraposição às sombras (dúvidas).

    Quem é que vive, independente das questões de sexualidade, num mundo em que tudo está perfeito e iluminado 24 horas por dia? Qual é o ser humano que não tem dúvidas e conflitos, ainda mais em se tratando de dois garotos irmãos, cujo amor é sexualizado?

    Personagens planos, sem desníveis em suas trajetórias. São idealizados. Não têm carne, nem osso, muito menos sangue. Personagem sem conflito, especialmente internos, não é personagem. É simulacro.

    Do Começo ao Fim não quer conflitos de qualquer espécie. Como disse o diretor na apresentação no CineSesc, é “pós-tudo”. Mas seu filme quis ser “pós” sem passar pelo “tudo”. Quis avançar sem passar pela dor. Pós-moderno na sua faceta mais vazia. Apolítico em um tema essencialmente político, um filme sem posição. E cinema, essencialmente, é posicionar-se sobre algo.

    Como espectadores, somos privados do momento de maior potencial do filme: o desenvolvimento da sexualidade dos garotos. Como eles descobriram o desejo, e mais, a atração mútua? O que acontece quando a ficha cai? Qual a resposta da escola à situação? Os pais? Os amigos? O treinador de natação? Nada, não há nada.

    A chance de Do Começo ao Fim tornar-se um drama é abortada. Abranches não mergulha e nos deixa sentados fora do mar, frustrados. Aí, pegando emprestado o termo do meu amigo João Nunes, do Correio Popular, “parece comercial de margarina”. Tudo é lindo, maravilhoso e, a propósito, eles são irmãos.

    Nesse contexto de abordagem retocada de um tema que, por si só, chama explosão, a beleza top model dos atores João Gabriel e Rafael Cardoso contribui negativamente para o filme. É mais um componente idealizado: em vez de serem reais, eles são intocáveis.

    Do Começo ao Fim idealiza não só a relação entre dois irmãos, mas toda e qualquer relação. É a ilusão de que a vida é sempre iluminada e cheia de certezas, basta apenas jogar nossos conflitos para debaixo do tapete.

    Mion
    Mion
    Plebeu
    Plebeu


    Feminino Capricórnio Cabra
    Mensagens : 20
    Idade : 32
    Localização : Onde seus olhos não podem alcançar

    Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto Empty Re: Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto

    Mensagem por Mion Ter Jan 04, 2011 5:53 pm

    Olha, falando sinceramente, eu já não tinha muitas expectativas
    sobre esse filme!! até porque, esse é um tema bem polêmico,
    que com certeza iria gerar muitas criticas, por se tratar de um tema
    de amor gay, entre irmãos, creio que ele pra amenizar, não sei,
    fez essa historia irreal!!, talvez se ele tivesse desenvolvido a historia,
    com acontecimentos mais detalhados, iria chocar mais, ou ele tentou
    abordar um tema, que ele não soube como retratar!!

    bom pra falar a verdade, eu não consegui assistir o filme ate o final!
    parei na metade, o filme tem um bom tema, talvez não tenha sido bem
    desenvolvido!
    Deo
    Deo
    Deus
    Deus


    Feminino Aquário Galo
    Mensagens : 434
    Idade : 30
    Localização : em um sitio

    Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto Empty Re: Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto

    Mensagem por Deo Qua Jan 05, 2011 4:34 pm

    eu vi o filme tudo e ate gostei os actores eram fofos


    e claro que nao podiam desenvolver o tema demais ......... mas gostei do que vi levessino mas bom e dava para ver o amor entre eles
    Katchup Dangerous
    Katchup Dangerous
    Plebeu
    Plebeu


    Feminino Virgem Cachorro
    Mensagens : 26
    Idade : 29
    Localização : No sofá assistindo sessão da tarde e.e'

    Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto Empty Re: Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto

    Mensagem por Katchup Dangerous Qui Jan 06, 2011 5:00 pm

    Ah, eu tbm gostei, mas tipo, na minha opnião deveria haver mais "conflitos", por que se na vida de um Gay já axiste conflito, imagina um Gay que ama o proprio irmão? na verdade eu gostei mais do filme por ser brasileiro, por que tipo "óh, filme gay brasileiro!". Mas acho que poderia ter sido melhor
    Nai-chan
    Nai-chan
    Moderadora
    Moderadora


    Feminino Touro Cabra
    Mensagens : 112
    Idade : 33
    Localização : Salvador

    Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto Empty Re: Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto

    Mensagem por Nai-chan Sex Jan 07, 2011 2:51 am

    Bem, eu fui ver o filme no cinema e.... Tenho que concordar que o filme que devia ser polemico, cheio de conflitos (mesmo que tivesse um final feliz) ficou parecendo comercial de margarina.
    ELES SAO GAYS!!! ELES SAO IRMAOS!!! Se eles fossem heteros e sem uma gota de sangue em comum ja teriam mt mais conflitos do que foi mostrado no filme!!!

    Está certo que a ideia era facil um filme gay feliz, mas isso aí foi exagero!!!

    Adam e Steve é um filme gay feliz mas que tem um monte de conflitos e é muito mais real! Até mesmo O Golpista do Ano que é ruim é mais realista sobre a vida de casais gays.

    Maaaaaaaaaaaaaaasssssssss.... Eu ainda acho que vale a pena ver do começo ao fim. Tem umas cenas bonitas e os atores sao lindos!



    Spoiler:

    Conteúdo patrocinado


    Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto Empty Re: Do Começo ao Fim é falso mergulho em tema do incesto

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 1:16 pm